Intergeracionalidade – um nome grande para um sentido maior ainda

Voltar para a Home

Se você se interessa por idosos, já deve ter ouvido alguém falar esse palavrão: intergeracionalidade. Bem, o nome deste conceito já dá dicas do que se trata. Inter significa entre. Geracionalidade, é referente a gerações, pessoas que nasceram em épocas diferentes. Antigamente uma geração levava um tempo de 25 anos. Ultimamente, estima-se que a duração de uma geração é 10 anos.

A família, as relações de trabalho, as relações sociais acontecem com pessoas de diferentes gerações. Isso começa dentro de casa. Avós, pais, filhos, netos. A intergeracionalidade é natural da vida, mas também pode ser um problema quando não há troca, respeito aos interesses e necessidades ou entendimento do tempo e espaço no local de convivência.

O Instituto Ser Amado, recebe em seus grupos, pessoas a partir dos 12 anos até o mais idoso que se apresente com interesse em participar. Esta flexibilidade começou a acontecer porque muitos idosos são os cuidadores de seus netos e para estarem nos nossos núcleos, não poderiam deixar seus menores de idade sozinhos. Foi assim que a intergeracionalidade mergulhou de corpo e alma no Instituto Ser Amado. Hoje, tudo o que é oferecido aos nossos seres amados, é planejado tanto para o público infantil, quanto adolescente, adulto e o maduro.

Os projetos especiais do Instituto também são para várias gerações. Profissionais jovens na nossa linha de frente, professores mais velhos ensinando às diferentes gerações. Oficinas de artesanato com e para pessoas de até quatro gerações de diferença.

Isto é intergeracionalidade.

Mas a pergunta é? Se esta é uma questão natural da vida, porque estudar sobre o assunto? Ué, a gestação também é natural da vida e o mundo está cheio de obstetras e pediatras. Então, bora estudar para saber o que e como produzir trabalhos intergeracionais para não errar na hora da teoria virar prática.

Recentemente, um grupo de voluntários e colaboradores do Instituto Ser Amado participou do curso online: Intergeracionalidade – Planificação e Implementação, oferecido durante 4 sábados pelo Espaço Longeviver –

Portal do Envelhecimento.

Num dos textos selecionados pela professora/colaboradora do Portal, Claudia Soares de Oliveira, um alerta que ilustra o risco de produzir um trabalho sem o conhecimento.

“No momento em que alguém dá um passo fora do que já foi pensado, quando se aventura para fora do reconhecível e do tranquilizador, quando precisa inventar novos conceitos para terras desconhecidas, caem os métodos e as morais, e pensar torna-se, como diz Foucault, um “ato arriscado”, uma violência que se exerce primeiro sobre si mesmo.”

Contato: (47) 997235544
Nas Redes Sociais: @institutoseramado (Instagram)
E-mail: seramadocontato@gmail.com

Acompanhe nosso Blog

GRATIDÃO

É com imenso #orgulho que informamos a conclusão de mais uma fase de muito #sucesso do #projeto #CrescendoAtivamenteJuntos Fortaleza. Nós do #InstitutoSerAmado queremos agradecer a

Ler matéria completa